Você conhece o Vale do Silício? Uma região nos Estados Unidos que é conhecida mundialmente porque lá ficam as maiores empresas de tecnologia do mundo, como a Apple, Intel, HP e Google.
Aqui no Brasil nós temos o nosso próprio Vale do Silício, ou melhor, “Ilha do Silício”. Florianópolis, além de ser conhecida por suas praias e belezas naturais, sua qualidade de vida e seus bons índices nas áreas de segurança e educação, vem chamando a atenção do mundo inteiro devido aos constantes investimentos em tecnologia.
Em Floripa, a área de tecnologia é a que mais emprega, o faturamento médio do lucro mensal dessas empresas é de aproximadamente R$1,8 milhões e são gerados aproximadamente 2.500 empregos por 100 mil habitantes, quando consideramos apenas os empreendedores, a cidade fica atrás apenas de São Paulo, com aproximadamente 750 empreendedores por 100 mil habitantes.
A Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC, investe em cursos focados em tecnologia desde 1986, quando criou uma incubadora de empresas de tecnologia e empreendedorismo no Brasil.
Atualmente a cidade de Florianópolis se consolidou como um dos maiores e melhores polos tecnológicos do Brasil e do mundo, são cerca de 4.000 mil empreendimentos, o que representa 9,5% do PIB da cidade.
SAPIENS PARQUE
O Sapiens Parque está localizado em Canasvieiras e próximo a algumas das praias mais conhecidas de Floripa. Este é um dos Polos Tecnológicos mais recentes criados na região e já se destaca por sua estrutura diferenciada.
Este parque de inovação possui infraestrutura completa e dedica seu espaço para abrigar empreendimentos, projetos e outras iniciativas inovadoras estratégicas para o desenvolvimento de Floripa.
Atualmente o Sapiens abriga importantes empresas catarinenses, entre elas a Softplan, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil.
E ali, bem próximo ao Sapiens Parque é que está localizado o Parkside Sapiens, com ambientes exclusivos e studios completos, por um preço super acessível, bem do jeito que todo mundo ama <3
ACATE
A Associação Catarinense de Tecnologia, ACATE, é o principal centro de empreendedorismo e tecnologia de Florianópolis, se tornando um importante pólo tecnológico na região.
Atualmente conta com aproximadamente 1.200 associados nos 13 polos distribuídos por Santa Catarina.
A associação tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento econômico do Estado, colaborando com projetos desde a capacitação até o suporte deles.
A ACATE participa efetivamente junto às entidades públicas de Florianópolis e Estado buscando soluções e projetos que auxiliem e qualifiquem o setor empreendedor e tecnológico, apoiam iniciativas que agregam valor ao setor, colaborando para a expansão de empregos e da área como um todo.
CELTA
O Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas, a CELTA, localizado no polo TecAlfa, criado em 1986 e sua inauguração foi essencial para o desenvolvimento da área de tecnologia da cidade de Florianópolis.
Criada dentro da UFSC, o centro ganhou o prêmio de melhor incubadora de empresas orientadas para o uso da tecnologia em 2011 e foi a pioneira do gênero no Brasil. O principal objetivo da sua criação era viabilizar e aproveitar os profissionais formados pela UFSC em uma área que é promissora até os dias de hoje. Atualmente a CELTA também desenvolve seus serviços para a Prefeitura de Florianópolis, a UFSC e o Governo do Estado.
Para participar do projeto de incubação da CELTA é necessário se submeter a um processo seletivo e o ingresso depende do número de vagas disponíveis. Além disso, é preciso desenvolver um plano de negócio que é avaliado por uma banca em uma das etapas do processo.
O empreendedor poderá utilizar todo o espaço disponível do centro, inclusive as áreas de apoio, como restaurantes, centro de serviço e setor de tecnologia. O projeto do empreendedor também deve pertencer a um dos setores da área: automação, instrumentação, telecomunicações, eletrônica e semelhantes.
MIDI
O MIDI Tecnológico é um polo de inovação e tecnologia de Florianópolis criado em 1998.
O polo foi criado para implementar o desenvolvimento de serviços de incubação e empreendimentos que são voltados para a área de tecnologia e seu principal objetivo é voltado para criação de empresas inovadoras e sustentáveis e conta com o apoio do SEBRAE/SC.
O MIDI também ganha destaque nacional por ser uma das melhores incubadoras do Brasil, o polo tecnológico ganha prêmios desde 2008, também ganhou prêmios em 2012, 2014 e 2018, sempre voltados para o reconhecimento do desenvolvimento local e regional e para a Promoção da Cultura e do Empreendedorismo.
Caso você tenha interesse em incubar na MIDI, há duas modalidades, a residente e a virtual. Na modalidade residente, o empreendedor utiliza a estrutura física da MIDI, se instalando na sede, já na virtual o empreendedor deve ter uma empresa física em Florianópolis e região.
Além disso, a empresa deve atuar no ramo da automação, instrumentação, telecomunicações, eletrônica e outros segmentos da área da tecnologia. .
Florianópolis se consolida como importante polo de tecnologia do Brasil, sendo referência na área e tendo como o crescimento econômico a sua maior prova do seu sucesso.
Desenvolve projetos essenciais, gera empregos e fortalece a economia da cidade. Além disso, os polos tecnológicos da cidade atuam na dinâmica de criação e suporte aos empreendedores faz com que cada vez mais se invista, se produza conhecimento e que a iniciativa privada acredite ainda mais no setor que desenvolve a tecnologia e faz dela um importante negócio.
Leia também: 5 Motivos para morar em Floripa