Stress e cansaço na quarentena: dicas que podem te ajudar a relaxar

A pandemia trouxe à tona outras doenças, muitas vezes banalizadas: as doenças mentais.

Ainda consideradas tabus pela sociedade, os avanços da pandemia em 2020 fizeram com que o aumento da busca sobre saúde mental, dicas para aliviar o estresse e o outro grande mal do século, a ansiedade aumentassem.

Essas doenças estão afetando principalmente jovens, e de acordo com uma wfeita pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro), jovens e adolescentes estão mais cansados, estão desenvolvendo insônia, ansiedade e outros comportamentos problemáticos.

As causas são diversas, mas a principal preocupação é a segurança própria e de parentes, pagamento de contas e de aluguel. Além disso, outro agravante é o espaço. Viver em apartamentos e sem espaços bem definidos de tarefas afeta ainda mais a saúde mental desses jovens, que agora utilizam suas casas, antes considerados espaços de descanso, para estudar, trabalhar e resolver todo tipo de problema.

Se você está passando por algo do tipo, está estressado e ansioso, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a relaxar e a recuperar um pouco da estabilidade emocional para lidar com a situação atual, confira!

 

Identifique os sintomas e o que você está sentindo

A pandemia nos afetou de diversas formas e os sentimentos podem se misturar e nos deixar ainda mais confusos. A primeira dica para se recuperar do estresse e da ansiedade, é saber identificar os seus sentimentos.

Você está mais irritado que o normal? Está sentindo dificuldade em se concentrar nas coisas? Um sentimento de cansaço intenso e sono excessivo? Segundo os psicólogos, esses são sintomas clássicos de estresse emocional.

Já a ansiedade apresenta uma série de comportamentos diferentes, sendo mais difícil identificá-la. Os sintomas mais comuns são preocupações excessivas, nervosismo, dores de cabeça e até mesmo sensações de formigamento.

Lembre-se da importância de ser diagnosticado por um profissional qualificado antes de iniciar qualquer tipo de tratamento!

E aqui vai outra dica, preste atenção nos seus sentimentos. Tente identificar o que está desencadeando seu estresse, seja o trabalho ou qualquer outra situação, e a ansiedade.

 

Dicas para relaxar depois de um dia estressante

Agora que você já sabe identificar o que está causando o seu estresse e ansiedade, está na hora de procurar por soluções para saná-los.

 

Redirecione o seu pensamento

Procure evitar ter pensamentos que lhe causam ansiedade e estresse. Pensamentos como “não aguento mais” ou “não quero mais lidar com isso”, principalmente para situações relacionadas ao trabalho, agravam o mau estar do dia a dia. Procure trocá-los por pensamentos positivos como “como posso melhorar essa situação?” ou “hoje fiz um bom trabalho, tive um bom dia dentro do esperado” para melhorar sua auto estima.

 

Adote novos e melhorados hábitos

Manter hábitos saudáveis, principalmente em tempos de pandemia, é a base que você precisa para evitar o estresse e a ansiedade. Estar conectado com a natureza, adotar uma rota de caminhada, yoga, pilates e afins, exercícios que podem ser feitos sem muita exposição e muitas vezes dentro de casa.

A alimentação também entra dentro de manter hábitos saudáveis, já que uma boa alimentação é a base para o bem estar do seu corpo.

 

Filtre informações!

Somos bombardeados por informações a todo o tempo e na pandemia isso foi ainda mais potencializado. Sejam elas boas ou ruins, a verdade é que isso tem um impacto gigantesco em nosso psicológico e afeta nossas esferas sociais, profissionais e pessoais.

Procurar filtrar as notícias que nos deixam ansiosos, evitar assuntos que lhe deixam desconfortáveis é uma ótima forma de preservar sua saúde mental. Teste as águas, veja o que lhe causa esses sentimentos ruins e acesse apenas quando estiver se sentindo confiante.

 

Busca pelo bem estar

Lembre-se do que lhe dava satisfação e o que lhe fazia bem antes da pandemia. Essas atividades podem ser adaptadas para o isolamento? Se sim, faça isso! Se essas atividades podem ser praticadas com segurança, você pode e deve continuar fazendo para evitar o estresse e a ansiedade de uma rotina tão apertada como a que vivemos atualmente.

 

Procure espaços acolhedores e bem divididos

Um dos principais causadores de estresse e ansiedade durante a pandemia é a necessidade de ressignificar o mesmo espaço para diversos momentos (os que moram em apartamentos vão conseguir se identificar mais). A dica aqui é saber quando e como sair de casa. Procure por espaços completos, onde você possa trabalhar, estudar e ter momentos de descontração. Estar bem localizado também faz toda diferença, como ter acesso fácil a praias, hortas coletivas e socialização controlada com outras pessoas.

Leia mais: 7 dicas para deixar seu espaço mais aconchegante

Está procurando por uma mudança de ares? O Parkside pode ser o espaço que você precisa! Aqui você encontra tudo em um lugar só. Moradia, coworking e um amplo espaço para relaxar após um dia estressante. Entre em contato conosco e saiba mais!

Sumário

Menu

Principal

Institucional

Área do Investidor